quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Venda de medicamentos para emagrecer pode ser proibida

Remédios como a sibutramina e os derivados de anfetaminas já foram banidos na Europa

São quatro remédios: a sibutramina, e três derivados de anfetaminas: o femproporex, o mazindol e a anfepramona. Todos agem no sistema nervoso central e ajudam a diminuir o apetite.

A Anvisa já tinha restringido o uso da sibutramina no ano passado. Agora diz que os riscos desses medicamentos são muito maiores do que os benefícios.

O cardiologista Roberto Bitencourt confirma que há dois efeitos perigosos mais comuns nos pacientes que usam essas drogas por muito tempo, principalmente as anfetaminas, que aumentam os batimentos cardíacos, provocam taquicardia e contraem as artérias, inclusive a que irriga o coração.

“Se for uma pessoa inclusive obesa, que tenha problemas de diabetes, hipertensão, geralmente tem, o uso da anfetamina é mais um fator de risco que pode levar realmente a um infarto do coração, do miocárdio. E pode ate levar a óbito”, explica.

Mas até entre os cardiologistas, não há consenso sobre a retirada desses produtos do mercado. Os quatro remédios já foram banidos da Europa, dos Estados Unidos e de boa parte dos países da América do Sul.

Sem eles, resta apenas uma opção de medicamento para tratar a obesidade. Essa é uma das reclamações dos endocrinologistas, que são os médicos, que cuidam diretamente desses pacientes.

Um representante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia diz que todos os médicos sabem dos efeitos colaterais desses remédios. "Se o paciente já teve um problema de coração, infarto, ou arritmia, nos não vamos usar, mas mesmo antes de toda esta discussão nós já não usávamos", diz Júlio César Ferreira Júnior, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia-DF.

Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário