sábado, 12 de fevereiro de 2011

DESIDRATAÇÃO


O corpo humano é composto de grande porcentagem de água. Das diversas funções da água no corpo humano destacam-se o transporte de nutrientes pelo organismo e regulação da temperatura corporal.
Os baixos níveis de água no organismo ativam uma região do cérebro que provoca a sensação de sede. Quando o líquido perdido não é reposto, os níveis de sódio na corrente sanguínea aumentam, elevando a pressão arterial e outras complicações surgem. Em condições normais, a água é eliminada do organismo através do suor, urina, fezes e lágrimas.
A DESIDRATAÇÃO ocorre quando há excesso de calor (sem reposição suficiente da água eliminada pelo corpo), diminuição do consumo de água, febre (sudorese), diarréia, vômitos, e pelo uso de medicamentos diuréticos. As principais vítimas da desidratação são idosos e crianças.
Entre as causas de desidratação, a mais comum é a diarréia. No verão, os índices de diarréia aumentam, pois os vírus causadores dessa doença tendem a se multiplicar, tanto no ambiente quanto nos alimentos expostos ao calor. Vômitos também são responsáveis por grande parte dos casos de desidratação. A exposição excessiva ao sol e o excesso de roupas aumentam a eliminação de água pelo organismo pelo suor, e podem levar a desidratação. Os sintomas da desidratação são os seguintes:
  • Pele seca e inflexível
  • Olhos fundos (nos bebês, moleira afundada)
  • Boca seca
  • Pouca urina e/ou urina amarelo escura
  • Coração acelerado (taquicardia)
  • Irritabilidade
 Existem três níveis de desidratação:
  • Desidratação leve – Quando o único sintoma é a sede.
  • Desidratação mediana – Pele seca e inflexível, taquicardia, diminuição do peso, aumento da temperatura corporal.
  • Desidratação grave – Além dos sintomas acima citados, queda da pressão arterial, sensação de perda de consciência eminente, estupor, hipertermia, convulsões, choque, e até a morte.
          O tratamento para a desidratação depende do nível de desidratação em que a pessoa se encontra. Nos casos de desidratação leve, beber água em maior quantidade pode ser suficiente. Quando causada por diarréia ou vômito, o soro caseiro pode ser utilizado. Em casos mais persistentes, soros industrializados podem ser necessários. Em casos graves, a administração de soro por via sanguínea.


Soro Caseiro Como Preparar

        A forma de preparo é muito simples: Misture em um litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria) com uma colher (do tipo de cafezinho) de sal e uma colher (do tipo de sopa) de açúcar.
       
       Outra forma de preparo é utilizado a colher de medida fornecida pelas Unidades de Saúde. 


Qual o consumo de água ideal?

O consumo adequado de água varia de uma pessoa para outra. 
O ideal é que cada pessoa consuma 30ml por quilo. 
Assim uma pessoa que pesa 60Kg deve ingerir no mínimo 1,8 litros de água 
(60kg X 0,030L = 1,8L).


Dica de Nutrição

  • Aumente o consumo de líquidos como sucos naturais ao invés de refrigerante;
  • Aumente o consumo de frutas ricas em água como melancia, pêra, melão, maçã, abacaxi, além de serem saborosas ajudam a hidratar o corpo no verão;
  • Prefira os sorvetes menos calóricos, e mais refrescantes a base de água e polpa de frutas.


Bruna Saldanha Dias Pereira
Nutricionista 
CRN-4     10100069



Nenhum comentário:

Postar um comentário