domingo, 27 de março de 2011

Abacate VILÃO ou MOCINHO?


Diversas pessoas sempre me falam que gostam de vitamina de abacate, porém não consomem porque o abacate trata-se de um fruto muito calórico. Hoje mesmo em uma reunião com amigos, uma amiga disse que ama comer abacate, mas só de pensar nas calorias já fica triste e desiste de comer a fruta. 

Faço a todos você o convite a reflexão que fiz a esta amiga: "o abacate é um vilão ou mocinho?". Todos sempre lembram de sue alto valor calórico, entretanto, poucos conhecem seu alto valor nutricional e seus inúmeros benefícios a saúde.

Já é comprovado, por meio de diversas pesquisas científicas que: algumas gorduras tem influencia positiva, ocasionando proteção ao organismo à diversas doenças.

O abacate é uma fruta que contém 70% de polpa, é originário do continente americano, pode ser encontrado  na América Latina e regiões subtropicais do mundo. o Brasil ocupa o 4º lugar como produtor deste fruto, fica atrás de México, Estados Unidos, República Dominica.

Como todos tem conhecimento é uma fruta rica em gordura. O que poucos sabem é a gordura do abacate trata-se de ácido oléico, este é um ácido graxo monoinsaturado (AGM) - muito conhecido por sua presença nos óleos de canola e oliva. Uma das funções do AGM é prevenir e auxiliar no tratamento de doenças crônicas  por diminuir as taxas de triacilgliceróis, colesterol total e lipoproteínas de alta densidade (LDL) "mau colesterol", além de possuir ação anticoagulante.

O abacate é fonte de muitos nutrientes, destacando-se as fibras e os lipídios, como pode ser observado na tabela de informação nutricional centesimal de 100g de polpa.

Quadro 1 - Informação nutricional centesimal de 100g de polpa de abacate
Energia171,3Kcal
Umidade72,4%
Carboidratos
2,9g
Proteínas1,6g
Lipídios18,0g
Vitamina C12 mg
Cinzas1,0g
Fibras2,3g

O consumo de abacate auxilia no tratamento de doenças crônicas, especialmente nas cardiopatias, diabetes e dislipidemias. Sua composição é nutricionalmente interessante dada as quantidades significativas de ácido oleico, vitamina C, fibras, esteróis e mesmo calorias. Estudos comprovando os benefícios do consumo do fruto a longo prazo ainda são requeridos no sentido de reforçar seu papel terapêutico aqui descrito.

Quando pessoas me dizem que não consomem devido seu alto valor calórico, pergunto se também abrem mão de uma bela picanha grelhada por possuir 235 kcal em 100g. Daí cabe a você decidir  quem é o VILÃO ou MOCINHO? 

Bruna Saldanha Dias Pereira
Nutricionista
CRN4 - 10100069

Referências:
QUINTAES, K.D. Benefícios nutricionais do Abacate.


Um comentário:

  1. Tá arrebentando hem Bruna!

    Parabéns pelo seu blog!

    As receitas e dicas são ótimas!

    Bjão! e até a próxima...

    Sandra Merlo

    ResponderExcluir