quinta-feira, 31 de março de 2011

Brigadeirão de Microondas





Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 2 colheres de margarina
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 3 ovos
  • chocolate granulado para confeitar
  • manteiga para untar 
Modo de Preparo:
  1. Unte uma forma de pudim própria para microondas (vidro, ou plástico).
  2. Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite,os ovos, a margarina e o chocolate em pó.
  3. Leve ao microondas em potência alta (10), por 8 minutos. 
  4. Após acabar o tempo do microondas cubra a forma de pudim com um prato, ou tampa e deixe descansando para terminar o cozimento. 
  5. Espere amornar e desenforme (se gelar fica difícil desenformar). 
  6. Decore à gosto e leve para gelar.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Bombom Aberto



Ingredientes:

  • 2 latas leite condensado
  • 1 colher sopa margarina
  • 2 latas creme de leite
  • 200g chocolate meio amargo
  • 200g chocolate ao leite
  • 500g morangos pequenos
Modo de Preparo:
  • Faça uma receita de brigadeiro branco com as 2 latas de leite condensado e a margarina. 
  • Coloque em um refratário e deixe esfriar.
  • Arrume por cima deste brigadeiro os morangos inteiros (se cortá-los eles podem soltar água).
  • Derreta os chocolates no banho maria e acrescente o creme de leite, misturando bem.
  • Cubra os morangos com o creme de chocolate. Leve para gelar, decore a gosto e sirva.
Bom apetite!!!




terça-feira, 29 de março de 2011

Mousse de Chocolate

A páscoa esta chegando, e com ela o desejo enorme de consumir chocolates... Então preparem-se a partir de agora vou postar algumas receitinhas de dar água na boca.



Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 200g de chocolate meio amargo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 lata de creme de leite

Modo de Preparo:
  • Bata as gemas até dobrarem de volume.
  • Junte o açúcar e continue batendo.
  • Derreta o chocolate e acrescente a gemada.
  • Junte o creme de leite, batendo sempre.
  • Por fim adicione as claras batidas em neve. 
  • Se preferir adicione 3 colheres de sopa de licor de cacau para acentuar o sabor.
  • Leve a geladeira. 
  • Decore a gosto e sirva.

domingo, 27 de março de 2011

Abacate VILÃO ou MOCINHO?


Diversas pessoas sempre me falam que gostam de vitamina de abacate, porém não consomem porque o abacate trata-se de um fruto muito calórico. Hoje mesmo em uma reunião com amigos, uma amiga disse que ama comer abacate, mas só de pensar nas calorias já fica triste e desiste de comer a fruta. 

Faço a todos você o convite a reflexão que fiz a esta amiga: "o abacate é um vilão ou mocinho?". Todos sempre lembram de sue alto valor calórico, entretanto, poucos conhecem seu alto valor nutricional e seus inúmeros benefícios a saúde.

Já é comprovado, por meio de diversas pesquisas científicas que: algumas gorduras tem influencia positiva, ocasionando proteção ao organismo à diversas doenças.

O abacate é uma fruta que contém 70% de polpa, é originário do continente americano, pode ser encontrado  na América Latina e regiões subtropicais do mundo. o Brasil ocupa o 4º lugar como produtor deste fruto, fica atrás de México, Estados Unidos, República Dominica.

Como todos tem conhecimento é uma fruta rica em gordura. O que poucos sabem é a gordura do abacate trata-se de ácido oléico, este é um ácido graxo monoinsaturado (AGM) - muito conhecido por sua presença nos óleos de canola e oliva. Uma das funções do AGM é prevenir e auxiliar no tratamento de doenças crônicas  por diminuir as taxas de triacilgliceróis, colesterol total e lipoproteínas de alta densidade (LDL) "mau colesterol", além de possuir ação anticoagulante.

O abacate é fonte de muitos nutrientes, destacando-se as fibras e os lipídios, como pode ser observado na tabela de informação nutricional centesimal de 100g de polpa.

Quadro 1 - Informação nutricional centesimal de 100g de polpa de abacate
Energia171,3Kcal
Umidade72,4%
Carboidratos
2,9g
Proteínas1,6g
Lipídios18,0g
Vitamina C12 mg
Cinzas1,0g
Fibras2,3g

O consumo de abacate auxilia no tratamento de doenças crônicas, especialmente nas cardiopatias, diabetes e dislipidemias. Sua composição é nutricionalmente interessante dada as quantidades significativas de ácido oleico, vitamina C, fibras, esteróis e mesmo calorias. Estudos comprovando os benefícios do consumo do fruto a longo prazo ainda são requeridos no sentido de reforçar seu papel terapêutico aqui descrito.

Quando pessoas me dizem que não consomem devido seu alto valor calórico, pergunto se também abrem mão de uma bela picanha grelhada por possuir 235 kcal em 100g. Daí cabe a você decidir  quem é o VILÃO ou MOCINHO? 

Bruna Saldanha Dias Pereira
Nutricionista
CRN4 - 10100069

Referências:
QUINTAES, K.D. Benefícios nutricionais do Abacate.


terça-feira, 15 de março de 2011

Macarrão Primavera



  • Ingrediente:
500g macarrão parafuso cozido
1 cenoura em cubos cozida
1 lata de milho verde escorrida
1 lata de ervilha escorrida
2 linguiças calabresas
1 cebola branca picada em cubos pequenos
50g de queijo parmesão ralado
200g de queijo mussarela
1 tomate picado em cubos sem semente
1/2 xic de azeitonas picadas
1/4 xícara de azeite
orégano à gosto
3 ovos
1 caixa de creme de leite


  • Modo de Preparo
  1. Frite a cebola no azeite, acrescente a linguiça, e reserve.
  2. Cozinhe o macarrão, coloque numa vasilha com a cenoura, o milho, a ervilha, a linguiça refogada, o queijo parmesão, o tomate, a azeitona, o orégano, misture bem.
  3. Coloque em um refratário, reserve.
  4. Bata as claras em neve, acrescente as gemas e o creme de leite, disponha sobre o macarrão no refratário. 
  5. Cubra com a mussarela, leve para assar em forno 200ºC por cerca de 30 minutos. 
  6. Sirva em seguida.

quarta-feira, 2 de março de 2011

BOLO DE FUBÁ CREMOSO


  • Ingredientes
3 ovos
2,5 copos (tipo requeijão) de açúcar (500 g)
3 copos (tipo requeijão) de fubá de milho (450 g)
1 copo (tipo requeijão) de farinha de trigo (150 g)
50 g de queijo parmesão ralado
1 copo (tipo requeijão) de óleo (250 ml) 
1 litro de leite em temperatura ambiente
100 ml de leite de coco 
1 colher (sopa) de fermento em pó 
1 pitada de sal
coco ralado a gosto
canela em pó a gosto

  • Modo de Preparo:
Numa tigela coloque 3 ovos e 2,5 copos (tipo requeijão) de açúcar e bata bem até formar um creme claro. Adicione 3 copos (tipo requeijão) de fubá de milho, 1 copo (tipo requeijão) de farinha de trigo, 50 g de queijo parmesão ralado, 1 copo ((tipo requeijão) de óleo, 1 litro de leite em temperatura ambiente, 100 ml de leite de coco, 1 colher (sopa) de fermento em pó e 1 pitada de sal e bata bem. Transfira a mistura para uma fôrma redonda (30 cm de diâmetro) untada com manteiga e salpique coco ralado a gosto. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 1 h ou até ficardourado. Retire do forno, salpique canela em pó e sirva em seguida. OBS: O bolo terá uma textura cremosa em cima e mais durinha embaixo.

Precionada, Anvisa recua e adia decisão sobre veto a emagrecedores


Proibição da venda de emagrecedores causa polêmica no meio médico
Fonte Imagem: Época

Pressionada por entidades médicas e farmacêuticas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiou a decisão sobre a intenção de proibir a venda de medicamentos usados para emagrecimento no Brasil, conforme o Estado revelou na semana passada.
Sob forte esquema de segurança - policiais federais armados acompanhavam a audiência pública -, a proposta da agência de proibição foi bombardeada com críticas e contra-argumentos. Depois disso, a Anvisa já não fala mais em um prazo para bater o martelo. Antes da reunião, a informação era de que uma resolução seria publicada em março.
"Não há prazo para definição", admitiu ontem o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano. "Vamos discutir o assunto até que todas as dúvidas sejam esclarecidas." Ontem, após mais de cinco horas de debate, a representante da Anvisa Maria Eugênia Cury sinalizou a possibilidade de novas rodadas de discussão. "Talvez essa não tenha sido a última."
A proibição da venda dos remédios dietilpropiona (anfepramona), femproporex, mazindol e sibutramina foi recomendada à Anvisa pela Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme), grupo de consultores da agência. Em um relatório de 90 páginas, técnicos listam vários riscos dos remédios e colocam em dúvida a eficácia dessas drogas. "Quem contesta essas informações precisa apresentar dados convincentes que demonstrem o contrário", defendeu Barbano.
No entanto, além de endocrinologistas, várias vozes se posicionaram contra a proposta de veto às substâncias: um neurologista, um professor universitário, uma deputada, um promotor de Justiça, membros dos conselhos regionais e federal de farmácia e até mesmo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
"Essa queda de braço entre o órgão regulador e as sociedades médicas tem de acabar. Entendemos que o grupo analisado no estudo Scout (feito pelo fabricante da sibutramina com pacientes cardíacos) nem deveria ter sido incluído, pois os riscos eram conhecidos. A SBC entende que o debate tem de continuar, mas com especialistas", disse Lázaro Fernandes de Miranda, representante do órgão.
A presidente da Associação Brasileira para Estudo de Obesidade (Abeso), Rosana Radominski, acredita que a retirada dos medicamentos trará prejuízo aos pacientes. "As pesquisas analisadas pela Anvisa são as mesmas que nós avaliamos para fazer o consenso. Nós, porém, tiramos conclusões distintas. Remédios podem ser usados, desde que com indicação correta."
O presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), Ricardo Meirelles, reconheceu que os medicamentos apresentam efeitos colaterais. "Mas são em pequena quantidade, diante do tempo da droga no mercado e do grande número de pessoas que fizeram uso da medicação."
Tendencioso. Para os defensores do uso dos remédios, o documento da Anvisa pinçou apenas as conclusões negativas. Integrante da Cateme (que produziu o relatório), o médico Anthony Wong, da USP, discorda.
"Os riscos são incontestáveis. Tanto é que esses medicamentos estão proibidos na Europa e na Ásia", disse. Nos Estados Unidos, a anfepramona mantém registro. Há também a fentermina, droga que não é vendida aqui.
De acordo com Wong, os anorexígenos são a segunda causa de internação psiquiátrica no Brasil, perdendo apenas para o álcool. O médico também disse que as drogas são usadas de forma excessiva.
De fato, levantamento divulgado no ano passado pela Anvisa apontou a prescrição exagerada desses medicamentos. Entre os maiores prescritores estavam médicos do trabalho e de segurança do trânsito.
Entre as alternativas apresentadas estava o aumento do controle na prescrição - incluindo a restrição das especialidades médicas com direito a fazer esse tipo de recomendação. Desiré Callegari, do Conselho Federal de Medicina, afirmou que a proposta é inviável, pois seria preciso alterar a lei. Para o endocrinologista Márcio Mancini, do HC, o debate foi satisfatório e a Anvisa não deve tomar uma decisão antes de ouvir a classe médica novamente. "Entramos no debate pessimistas e saímos aliviados."

SOBRE AS DROGAS

  • Anfetamínicos
São inibidores de apetite vendidos como dietilpropiona, femproporex e manzidol. Atuam no sistema nervoso, bloqueando a captação de dopamina e noradrenalina. Quanto maior a quantidade dessas substâncias circulando entre os neurônios, menor a sensação de fome.

  • Sibutramina
Atua em duas regiões do sistema nervoso: no centro do apetite e no da saciedade. Diminui a captação de noradrenalina e de serotonina, diminuindo a fome e proporcionando a sensação de saciedade.

  • Efeitos colaterais
Irritação, insônia, aumento da frequência cardíaca, boca seca e crise de pânico.


Fonte: Jornal Estadão