domingo, 17 de abril de 2011

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Maravilha gelada - A história do Sorvete


O sorvete não tem uma origem defina, existem várias teorias sobre seu surgimento as mais interessantes são as seguintes:

O sorvete data de mais de 3 mil anos atrás, e tem sua origem no Oriente. Os chineses costumavam preparar uma pasta de leite de arroz misturado à neve, algo parecido com a atual raspadinha.

O Imperador Nero, há cerca de mil e novecentos anos atrás, mandava seus escravos às montanhas buscarem neve, que era utilizada para o congelamento do mel, polpa de frutas ou sucos.

No século 14, o veneziano Marco Polo voltou de sua famosa viagem ao Oriente. Além de introduzir o macarrão na Europa, Polo trouxe uma receita para fazer sorvetes de água, muito parecidos com os atuais.

No século 17, quando o monarca Francisco I esteve em campanha na Itália, decidiu levar para seu filho, o Duque de Orleans, uma noiva, Catarina de Médicis. A ela atribui-se a introdução do sorvete na França. Neste mesmo país, em 1660, Procopio Coltelli inaugurou, em Paris, a primeira sorveteria do mundo.

A neta de Catarina de Médicis casou-se em 1630 com Carlos I da Inglaterra e, segundo a tradição da avó, também introduziu o sorvete entre os ingleses. Os colonizadores britânicos levaram o sorvete para os Estados Unidos.
Em 1851 os Estados Unidos viveram um dos momentos mais importantes da história do sorvete: o leiteiro Jacob Fussel abriu em Baltimore a primeira fábrica de sorvetes, produzindo em grande escala e sendo copiado por outros em Washington, Boston e Nova York.
Em 1879, também nos Estados Unidos, é inventado o "Ice Cream Soda". 


O aparecimento da casquinha possui duas versões: uma de que teria surgido em 1896 na Itália, e outra que diz que ela foi inventada em 1904 nos EUA. O picolé apareceu na Itália no início do século 20. 





SORVETE DE CHOCOLATE Nestlé

Passeando pelo site da Nestlé, me deparei com esta maravilhosa receita de sorvete de chocolate, e resolvi dividir com todos vocês esta tentação.

Ingredientes:

1 tablete de Nestlé classic meio amargo
1 lata de leite moça
a mesma medida da lata de leite
raspas de chocolate ou chocolate granulado para decorar


Modo de Preparo:
  1. Derreta o chocolate meio amargo em banho maria.
  2. No liquidificador bata o leite, o leite condensado e o chocolate derretido. 
  3. Despeje a mistura em recipiente refratário raso e leve ao freezer por aproximadamente 3 horas.
  4. Sirva em taças, decoradas com raspas de chocolate.

FONTE:
www. portalsaofrancisco. com.br
www.nestle.com.br